INCLUSÃO SOCIAL

AÇÃO 26.  Programa VAI - Valorização de Iniciativas Culturais - Catadores do Jardim Itapema

Patrocínio direto

O Programa VAI desenvolve exibição de filmes, oficinas culturais e recreação esportiva na comunidade do Jardim Itapema. O cotidiano deste bairro é marcado pela presença do tráfico. Este projeto pretende romper com o ciclo de ingresso de crianças e jovens no mundo das drogas por meio da cultura. Os recursos serão aplicados na estruturação das atividades e compra de equipamentos, entre outras coisas necessárias para a realização de exibição de filmes, oficinas culturais e recreação esportiva.

 

AÇÃO 27. Roda de Conversa: Mulheres Catadoras

Patrocínio direto

O projeto tem como foco mulheres em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover encontros de debates e trocas de aprendizado que visem o bem-estar e a saúde das mulheres entorno da cooperativa de coleta seletiva. O projeto surge do interesse de três catadoras em melhorar seu trabalho junto às comunidades em que atuam, no sentido de compreender e encaminhar as demandas.

 

AÇÃO 28.  Objetos do Desejo - o museu, o design e a inclusão sóciocultural

Patrocínio direto

O projeto visa estimular a criatividade e o potencial inventivo de jovens, filhos de catadores e mulheres catadoras, a partir dos recursos disponíveis e das técnicas de reciclagem, reaproveitamento e reutilização artesanal de materiais provenientes da coleta seletiva como papel, papelão, plástico e tecidos, entre outros. Com isto, serão criados e reaproveitados objetos utilitários e de decoração como tapetes, almofadas, mantas, móveis, cortinas, denominados no projeto Objetos do Desejo. O objetivo principal é a inclusão sócio cultural e a criação da possibilidade aos participantes do projeto de criarem seus próprios objetos do desejo para uso exclusivo em suas moradias

 

AÇÃO 29. BolsaCoop – BOLSA DE RESÍDUOS COOPERATIVA

Patrocínio direto

A plataforma da BolsaCoop implementa uma Bolsa de Resíduos e propicia a Gestão das Cadeias de Reciclagem, proporcionando: criação de uma rede facilitadora de negócios para o mercado de resíduos; interface entre os geradores que disponibilizam seus resíduos e as empresas que procuram materiais e/ou matérias primas para seus processos; criação de um sistema de leilão reverso online para compra e venda de resíduos; retorno financeiro através da comercialização de materiais passíveis de reciclagem; agilização do fluxo de informações e negociação entre as partes; busca de oportunidades de forma pró-ativa; soluções sob demanda para a reciclagem dos resíduos; preços e cotações de materiais de forma regionalizada.

 

AÇÃO 30. Desenvolvimento de capacidades organizacionais em Cooperativas da Zona Leste

Patrocínio direto

O projeto pretende promover garantia de direitos e implementar ferramentas de gestão nas cooperativas de trabalho em coleta seletiva de materiais recicláveis. Propõe um processo de aprendizado coletivo em que os cooperados sejam os protagonistas em um processo de desenvolvimento organizacional. O projeto também pretende explorar a dimensão de vivência interpessoal e lúdica da vida, para além do trabalho. Ao final, as cooperativas estarão aptas a atuar no mercado de logística reversa e promover a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Para a construção do Marco Lógico do Projeto, o Fórum para o Desenvolvimento da Zona, em Parceria com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, organizou um trabalho de acompanhamento de gestão junto às Cooperativas Nova Esperança e Filadelphia.

Entre em contato:
(11) 97956-0282

jamile@gaeasustentavel.com